Preservação do Meio Ambiente é tema de reunião na Z-20

Participaram do encontro a diretoria da Colônia de pescadores de Santarém,
Conselho Pastoral dos Pescadores - CPP e a Sociedade Para Pesquisa, Proteção do Meio Ambiente - SAPOPEMA e o vereador Jandeilson Pereira

Pensando em estratégias para defender os recursos naturais, os participantes dialogaram na tarde desta quarta (06). Para a mestranda da Ufopa e membro da Sapopema, Wandicleia Lopes "É necessário dialogar sobre o modelo de desenvolvimento que nossa cidade tem aptidão, lembrando que os recursos naturais servem para a presenta e a futura geração" - explica.

A maior preocupação dos participantes é quanto a pesca predatória que gera uma pressão nos lagos, o que coloca em risco a vida das espécies pesqueiras e o hábitat natural. Para o vereador Jandeilson Pereira o momento é importante porquê: "não somos contra o desenvolvimento do nosso município, mas queremos que haja consciência em preservar a natureza que ainda resta em Santarém, onde muitos tiram seu sustento" - finaliza.

O coordenador da Sapopema - Antônio José Bentes ressalta que: "se a gestão municipal não sinaliza compromisso com os mais necessitados, nós vamos ter que fazer a defesa da população para seja efetivamente incluída no processo de desenvolvimento do município. A história mostra uma total falta de respeito aos direitos de viver dignamente da população local" - esclarece.