Missão

Promover a formação educacional e incentivar a conscientização, em nível formal ou informal, objetivando a conservação do meio ambiente, o manejo sustentável dos recursos naturais, e a melhoria da qualidade de vida da população da região da várzea.

História

A SAPOPEMA foi fundada em 2002 por professores, alunos e funcionários da Universidade Federal do Pará- UFPA Campus de Santarém. A primeira atividade cientifica foi a colaboração para o “Mapeamento e Diagnóstico da biodiversidade do Parque Nacional da Amazônia e Florestas Nacionais Itaituba I e II: subsídios para o plano de manejo”, na região do médio rio Tapajós.

Posteriormente, a SAPOPEMA iniciou seus trabalhos na região de várzea do Baixo Amazonas, onde desenvolve os projetos atuais. Ao longo dos últimos anos, a SAPOPEMA tem atuado intensamente junto a comunidades ribeirinhas buscando fortalecer o manejo sustentavel da pesca e outros recursos naturais d várzea. Para isso, conta atualmente com diversos parceiros institucionais ligados a atividade pesqueira no baixo Amazonas, tais como o MOPEBAM, as Colônias de Pescadores dos diversos municípios e, especialmente, a Colônia Z-20 em Santarém, onde se encontra a sede da SAPOPEMA.