Começa nesta quarta contagem do Pirarucu no Tapará

A partir de hoje (18) até Sábado (21) moradores da comunidade Santa Maria do Tapará - área do Rio Amazonas estão empenhados na contagem anual dos pirarucus nos lagos da região

Durante os quatro dias será feita a contagem da espécie para avaliação da iniciativa comunitária de conservação do peixe que sofre pressão pesqueira nos rios da Amazônia. Essa técnica também servirá de embasamento para o estabelecimento da cota para o tradicional festival do Pirarucu realizado nos dias 18 e 19 de novembro.

INICIATIVA

Pensando na conservação do peixe de grande valor comercial na região, os moradores desenvolvem na comunidade um trabalho de fiscalização voluntária para evitar furtos da espécie nos lagos da região.

Eles revesam plantões durante a madrugada para coibir a entrada de geleiras oriundas, em sua maioria de outros estados para a pesca predatória. Armados, muitos acabam atirando nos moradores que fiscalizam a região.

A contagem feita uma vez por ano, pretende monitorar os peixes e avaliar o trabalho voluntário na comunidade Santa Maria do Tapará - que promove o tradicional festival do Pirarucu em Novembro.