Representante do Movimento Nacional dos Pescadores do Baixo Amazonas participa do Fórum Internacional da Pesca na Índia

Representante do Movimento Nacional dos Pescadores do Baixo Amazonas participa do Fórum Internacional da Pesca na Índia

'World Fórum of Fisher Peoples' inicia na Quarta (15) e encerra dia 22. Serão debatidos assuntos ligados a defesa dos territórios pesqueiros e violação dos direitos. Do Brasil, duas pessoas participam.

Josana Serrão Pinto, Coornedadora do Movimento Nacional dos Pescadores do Baixo Amazonas integra as discussões em torno da falta de políticas publicas voltadas ao setor pesqueiro e ameaças aos povos de comunidades tradicionas que estão sendo expulsos dos próprios territorios devido a grandes obras como Hidrelétricas, drenagens dos rios, instalação de mineradoras e fazendas.

O evento será realizado em New Delli na Índia e reunirá representantes de todo o mundo por uma única causa: debater e encontrar um denominador comum para resolver problemas ligados a pesca.

Para a coordenadora e a única representante do estado do Pará a compor a mesa de discussões o evento vem como uma importante missão: " Vamos levando em nossa fala a importância de se defender a Amazônia, pois dela depende milhares de vidas e não podemos nos calar perante ao império internacional que visa saquear toda nossa riqueza. Nós do Movimento visamos buscar mais apoio internacional para defender nossos territórios, defender nossa tradição, nosso modo de vida" - destaca.

Além dela, outra pessoa representa o país no fórum internacional. O representante da Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) do estado da Bahia, Raimundo Marcos Brandão viaja para a Índia com o mesmo objetivo de defender os direitos dos pescadores do Brasil.