Dois mil filhotes de quelônios serão soltos em Água Preta

Comunidade monitora o nascimento das tartarugas e tracajás e anualmente realiza soltura. Em 2018 serão soltos no próprio tabuleiro, devido o período da cheia

A primeira soltura do ano deve acontecer no dia 22 de janeiro na comunidade Água Preta, região do Aritapera no Rio Amazonas. Durante o ano, moradores se revezam nas fiscalizações do tabuleiro para evitar que os ovos sejam furtados por invasores oriundos de outras regiões. A espécie de alto valor comercial é alvo das frequentes tentativas de furtos que são interrompidas pela ação voluntária dos fiscais da própria comunidade.

Na área de reserva de Água Preta milhares de ninhos são feitos pelas tartarugas que depositam os ovos, e acabam atraindo a atenção dos predadores.

Em 2017 foram soltos mais de cinco mil filhotes em uma cerimônia realizada no mês de abril. A iniciativa de conservação acontece há pelo menos 3 décadas na comunidade.

A professora da Ufopa e Bióloga da Sapopema enfatiza a importância desse trabalho de iniciativa comunitária que não só fiscaliza, mas cuida dos ovos até que os filhotes nasçam e estejam prontos para viver na natureza: "São dois mil filhotes, principalmente de tracaja resultantes do monitoramento da praia localizada na área de Reserva da comunidade, o Tabuleiro da Água Preta" - explica.

A previsão é que durante o ano, outras solturas ocorram conforme o nascimento dos quelonios.

17880754_1880044688937746_9090639920231062067_o.jpg