Construções animam moradores: “Vai ser muito bom para as famílias” – diz ribeirinho de Igarapé do Costa

Projeto de implantação do sistema de captação de água e saneamento está distribuído nos PAES Tapará, Ituqui, Urucurituba, Aritapera e Arapixuna. Ao 225 famílias da Várzea em Santarém serão beneficiadas

DSCN9799.JPG

Com 60% da obra concluída, faltam menos de quinze dias para entrega dos serviços em Correio do Tapará, Aramanaí e Campos do Urucurituba. Segundo o engenheiro agrícola responsável técnico da execução da obra Evaldo Queiroz: “a parte mais complexa foi feita com fundação apropriada devido a peculiaridade do solo desestruturado, a expectativa é que no dia 15 a gente conclua os serviços nessas comunidades” – explica.

DSCN9628.JPG

Em mais sete dias as construções devem começar na comunidade Igarapé do Costa. Nesta região a dificuldade é com a cheia dos rios que impossibilitou o desembarque de material.

Para o pescador e morador da comunidade, Waldir Rego os integrantes das dez famílias contempladas estão contando os dias para mudar a qualidade de vida. É que com o sistema de captação da água da chuva, e instalação de banheiros, terão mais dignidade e um pouco menos de esforço físico no transporte de água por exemplo: “a água a gente pega do rio, leva pra casa e coloca numa caixa que é puxada a mão e a gente bota pra filtrar. Cada casa tem um biofiltro. Se viesse direto do rio não teria condição, é barrenta demais” - destaca.

 Atualmente, água usada vem do rio Amazonas e passa por processo de filtragem que diminui a quantidade de impurezas.

Atualmente, água usada vem do rio Amazonas e passa por processo de filtragem que diminui a quantidade de impurezas.

O ribeirinho revela que o processo de coleta da água no rio a casa dura cerca de 45 minutos, em um percurso de aproximadamente 250 metros. Com o sistema de encanamento da água coletada da chuva, os dias dedicados ao transporte do carote no ombro terão fim. “A gente vai ficar mais tranqüilo. Eu com uma expectativa muito grande e vai ser muito bom para as famílias” – finaliza.

DSCN9660.JPG