Estudantes ribeirinhos estão sem ir às aulas na região do Ituqui por falta de transporte

 Banheiros precários nas escolas de Ituqui

Banheiros precários nas escolas de Ituqui

Alunos matriculados nas escolas Nova Vista, São José 1, São José, São Raimundo, São Benedito, Conceição e Aracampina também enfrentam a precariedade das escolas. Nas fotos é possível identificar lâmpadas quebradas, salas destelhadas, quadros improvisados e banheiros sem o mínimo de condições que prejudicam o processo educacional para os ribeirinhos

Insatisfeitos com a má qualidade da educação nas sete escolas da região de Ituqui, o presidente do Conselho Regional, Carlos Antonio Coelho solicitou uma reunião com o MP para denunciar os problemas vivenciados pelos moradores da localidade.

Na audiência, serão entregues à promotora pública, documentos e fotos que detalham os problemas com a ausência da embarcação que deveria fazer o transporte escolar e precariedade das escolas. Além disso, eles também pediram ajuda para que haja retomada de fiscalização lagos da região, já que continua a invasão nos lagos e a pesca predatória.

Para a consultora da Sapopema que esteve na reunião comunitária realizada em uma das escolas, Wandicleia Lopes - é perceptível a preocupação dos comunitários com a suspensão do transporte escolar por conta do ano letivo. “as crianças vão perder aula e vão ficar prejudicadas. Como a várzea tem suas particularidades, a demora do funcionamento do transporte escolar atrasa ainda mais e isso tem afetado mais de 200 estudantes que acabam ficando sem o acesso ao direito da educação de qualidade e regularidade” - conclui.

Nesse período da várzea, é muito perigoso atravessar o rio nas bajaras e por este motivo, os pais esperam a volta do serviço do transporte escolar para que as crianças sejam transportadas com segurança.

 Carteiras escolares quebradas

Carteiras escolares quebradas

Nas fotos, há detalhes de como os estudantes estão expostos a insegurança dentro da escola. Pisos soltos, salas destelhadas, banheiros com problemas, falta de lâmpadas, portas sem fechaduras e tantos outros problemas.

Veja fotos:

DSCN8814.JPG
DSCN8791.JPG
DSCN8887.JPG
DSCN8767.JPG
DSCN8769.JPG