Doutorandos promovem ação ambiental e recolhem 1 tonelada de lixo na várzea em Santarém

WhatsApp Image 2019-12-19 at 17.02.55.jpeg
WhatsApp Image 2019-12-19 at 13.03.37.jpeg

Iniciativa surgiu durante pesquisas na comunidade Centro do Aritapera. Estudantes do Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da Ufopa notaram a ausência de recolhimento dos resíduos produzidos na região e que ofereciam risco à saúde dos moradores e danos ao meio ambiente;

A Quinta-feira (19/12) foi de muito trabalho na comunidade de várzea, localizada no PAE Aritapera. Os moradores que desde 2012 não tem recolhimento do lixo, construíram espaços para armazenamento do resíduo em suas casas e aos poucos trazem de barco da linha parte dos resíduos. "Quando nós percebemos que a comunidade faz a coleta do lixo esperando por uma coleta seletiva nós resolvemos fazer uma ação de retirada desse lixo. Procuramos a parceria da Z-20 que cedeu o barco, a Sapopema com a alimentação e nós fizemos uma coleta para comprar o combustível" - contou a aluna do Programa, Wandicleia Lopes.

A proposta alinhada à disciplina Ecossistemas Aquáticos e Continentais Amazônicos despertou nos estudantes o interesse em contribuir com a realidade dos moradores da Floresta que sofrem com a ausência de ações do poder público. "No período da disciplina nós estivemos na comunidade para realização de alguns projetos de pesquisa em que um deles tinha o objetivo de caracterizar as condições de moradia, sanitária e de saúde dos moradores... Nós percebemos a carência em relação à saneamento básico" - explicou a aluna do Programa, Marcelia Castro.

Para os moradores, a ausência desse recolhimento tem prejudicado o ecossistema e contribuído para a proliferação de animais peçonhentos que transmitem doenças. A ação possibilitou um alívio com o recolhimento de aproximadamente 1 toneladas de resíduos, contou o Coordenador Comunitário do Centro do Aritapera, Raul Maduro (Sena): "Isso vem contribuir muito para o meio ambiente. Nós não temos por parte do município a busca desse lixo e muita coisa estava ficando por aqui".

A Iniciativa

"A atividade surgiu como uma consequência de uma atividade de uma disciplina do doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento que entre os seus objetivos efetuar uma pesquisa na Comunidade de Aritapera para relacionar a importância dos ambientes aquáticos em questões econômicas, ecológicas e de saúde. Como resultado os discentes apresentaram estudos sobre a pesca, a agricultura e pecuária na região e das condições de saúde e de saneamento da comunidade. Diante dos resultados, principalmente da última atividade, foi constatado a ausência do poder público na questão do recolhimento do lixo produzido pelos moradores. Assim, surgiu por parte dos alunos a proposta de efetuar um mutirão para recolher o lixo da comunidade. Proposta esta que foi acolhida pelo professor da disciplina e pela coordenação do curso de Doutorado SND, tendo em vista tratar de uma ação diretamente relacionada a sociedade e a natureza dois dos três pilares do curso. No mais, trata-se de uma ação de incentivo a conservação ambiental, que reforça importância da designação correta do lixo" - esclareceu o Coordenador do Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, Sérgio de Melo.

WhatsApp Image 2019-12-19 at 12.55.37.jpeg