Conselho comunitário de Ituqui faz planejamento participativo para implementação de políticas públicas

Encontro no barracão de Aracampina no PAE Ituqui, reuniu lideranças das comunidades da região para discutir melhorias aos moradores e fortacelecer a atuação do Conselho Regional em prol da luta por implementação de políticas públicas politicas

Áreas prioritárias como educação, saúde, segurança e meio ambiente foram alvo de debates na assembleia. Durante o encontro os moradores pontuaram problemáticas e destacaram a necessidade da atuação do poder executivo para resolver demandas como a falta de espaço para os alunos, por exemplo. Segundo Nildo Rocha, liderança de Santana do Ituqui no período da tarde os estudantes da Escola União Santana que recebe cerca de 200 alunos de oito comunidades ficam sem espaço. "Santana do Ituqui é um polo e falta sala de aula. Os alunos saem do prédio e vão pra baixo da mangueira devido não ter lugar adequado para eles" - lamenta.

Outra preocupação acentuada é na área da segurança. Para o presidente do Conselho Carlos Valente, a presença das drogas tem motivado furtos de gado e bajaras. Além dos crimes, os moradores estão preocupados com o crescimento da prostituição infantil na região. "Ituqui e São José tem plantio de maconha. Eles pegam a droga põem no refrigerante e forçam as adolescentes que nunca consumiram, o que tem gerado prostituição" - conta.

O policiamento esporádico "ao menos uma vez no mês já ia ajudar aos fins de semana", completou sobre a necessidade de diminuir a violência e a insegurança.

As demandas sugeridas coletivamente irão compor um documento que será entregue a prefeitura de Santarém para que políticas públicas possam responder aos anseios dos comunitários. A Professora da Ufopa Socorro Pena acompanhou os debates e destacou a necessidade da união dos representantes:
"Nos últimos anos a comunidade tem passado por um estado de abandono na implementação de políticas públicas e sócio ambientais. Essa reunião foi uma retomada desse debate e também um processo de organização de planejamento para as ações de 2019. Eu acredito que a construção de uma pauta das bandeiras de lutas que eles estão trabalhando agora vai fortalever a organização local da região e apresentar pautas para a implementação de políticas básicas aos governos estaduais, nacionais e municipais" - finaliza.

Repreentantes do conselho comunitário, dos núcleos de base, Colônia de pescadores Z-20, Sapopema e o vereador Jandeilson Pereira participaram da assembleia.

IMG-20190314-WA0027.jpg
IMG-20190314-WA0026.jpg