Quarenta famílias recebem tecnologias sociais de acesso à água na Várzea em Santarém

Os beneficiados pelo Programa Cisterna em Correio do Tapará comemoraram o fim das construções dos sistemas de captação de água e banheiros. Oficialmente as famílias receberam as tecnologias em uma cerimônia nesta quinta (21) na comunidade

20190309_110924.jpg

Foi um dia de muita alegria para as famílias de Correio do Tapará, localizada na região do Baixo Amazonas, em Santarém. Sem alternativa, os moradores dessa região eram obrigados a usar água impropria ao consumo e usar sanitários precários. Para uma das contempladas pelo programa, Maria Luciete Soares receber o sistema marca uma nova fase de vida: “Eu adorei muito, porque a dificuldade da nossa região era muito grande. A gente usava água barrenta” – relembra.

Na cerimônia de entrega os beneficiados assinaram o termo de recebimento e assumiram o compromisso de cuidar dos sistemas, a partir das técnicas recebidas durante as oficinas para realizar a manutenção das tecnologias. Além dos sistemas domiciliares de captação e reserva de água eles também receberam oficialmente a entrega de banheiros;

Nesta comunidade, foram oito meses de expectativa. As famílias selecionadas pelo programa participaram de etapas de mobilização, seleção, cadastramento, capacitação sobre o uso adequado da tecnologia e sobre a gestão da água armazenada e construção dos componentes físicos associados à tecnologia.

IMG-20190321-WA0060.jpg

O programa foi desenvolvido através da chamada pública do governo federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social do Programa Nacional ‘Cisterna’ de apoio a captação de água da chuva e outras tecnologias sociais de aceso a água.

Em Santarém é coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria e executado pela Sapopema “São parcerias que somam esforços para melhorar a qualidade de vida das famílias nas comunidades"- ressaltou o coordenador da Sapopema, José Antônio Bentes.

IMG-20190321-WA0054.jpg

Para o coordenador do Programa de Saneamento Comunitário do Projeto Saúde e Alegria Carlos Dombroski as unidades entregues suprem uma necessidade antiga: “É de extrema importância porque são comunidades isoladas, principalmente na várzea. A gente sabe do liquido que essas famílias consomem. Mediante essa implantação estamos levando uma água pura para essas famílias” – explica.

O Programa Cisterna

Correio do Tapará (2).JPG

Em maio de 2018 foi feita a assinatura do programa que faz parte da chamada publica do governo federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social do Programa Nacional ‘Cisterna’ de apoio a capacitação de água da chuva e outras tecnologias sociais de aceso à água.

O objetivo do Cisterna é realizar ações de captação de água e promover saneamento, uma vez que os moradores dessas áreas contempladas, não tem nenhum sistema de abastecimento. Em Santarém o programa é coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria e executado pelas Organizações Não Governamentais Sapopema, Asproc e Somec em diferentes regiões.

São parceiros: Colônia de Pescadores Z-20, Conselhos Regionais de Pesca da Região, Associações Comunitárias das Comunidades Beneficiárias e Prefeitura Municipal de Santarém (SEMAP).

 

20190309_110201.jpg