Soltura de filhotes em Água Preta foi maior em 2018

Devido a iniciativa de fiscalização dos moradores, o número de quelônios soltos dobrou em relação a abril do ano passado. Antecipada para janeiro, participaram da cerimônia fiscais voluntários e parceiros da iniciativa

IMG_5697.JPG

O esforço da coleta resultou na soltura de pouco mais de dois mil filhotes no dia 22 de janeiro na praia do tabuleiro, localizada às margens do Rio Amazonas na região do Aritapera. A comunidade monitora o nascimento das tartarugas e tracajás e anualmente realiza soltura.

Para a coordenadora do trabalho de manejo da Sapopema, Priscila Miorando o aumento no número de filhotes de pouco mais de mil para dois mil e quinhentos tracajás se deve a função exercida pelos comunitários diariamente: “Eles continuam nessa função árdua de proteger o tabuleiro contra saques de ovos que tem alto valor comercial. Atualmente estão sendo vendidos a cerca de um real cada. Os animais também... as fêmeas antes do período da desova, quando são comercializadas a setenta reais uma fêmea” - ressalta.

Na área da reserva de Água Preta milhares de ninhos são feitos pelas tartarugas que depositam os ovos, e acabam atraindo a atenção dos predadores. A previsão é que durante o ano, outras solturas ocorram conforme o nascimento dos quelônios.