Materiais para construção de fossas e sistema de captação de água chegam nesta quinzena à Várzea

Igarapé do Costa

Igarapé do Costa

As comunidades Igarapé do Costa, Campos do Urucurituba e Campos do Aramanai recebem ainda nos primeiros quinze dias deste mês os instrumentos necessários para execução de obras do Programa Cisterna.

Durante esta semana consultores da Sapopema visitaram as três comunidades beneficiadas pelo projeto que prevê a implantação de sistema de captação de água e saneamento para 225 famílias da Várzea em Santarém.

Nas três comunidades visitadas, 28 famílias receberão as estruturas para ter acesso a política de saneamento básico, uma vez que os moradores dessas áreas contempladas, não tem nenhum sistema de abastecimento. Sem tratamento, utilizam a água barrenta do Rio Amazonas para a produção do alimento, higiene pessoal e demais atividades.

O encontro foi realizado para visitação das casas aonde serão feitos os serviços. Para o consultor da Sapopema, Jorge Oliveira, o mais interessante é que: "as comunidades vão começar a sentir os efeitos positivos, porque passarão a ter água potável" - ressalta.

O projeto faz parte da chamada publica do governo federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social do Programa Nacional 'Cisterna' de apoio a capacitação de água da chuva e outras tecnologias sociais de aceso a água.

Ao todo, 225 famílias da Várzea em Santarém serão beneficiadas e participarão do processo de instalação.

Oliveira destacou ainda que os materiais chegarão durante a cheia dos rios por conta da facilidade para transportá-los até as residências. Na seca, os comunitários sofrem com a distância da ancoragem das embarcações e respectivamente, dificuldade de conduzí-los às casas.

A intenção é que em no máximo sete meses, todas as famílias recebam as estruturas e tenham acesso a política de saneamento básico.

Capacitação

Em todas as etapas, os moradores recebem orientações sobre os procedimentos adotados e materiais utilizados.
No dia 21/07 será realizada a primeira oficina de capacitação em Urucurituba, com a participação de moradores de
Igarapé do Costa, Campos do Urucurituba e Campos do Aramanai.
No dia 28/07 - os comunitários participam da "Gestão de Empreendimentos e Noções de Construção".

| Por Ascom Sapopema/Samela Bonfim

Campos de Urucurituba

Campos de Urucurituba

Campos do Aramanaí

Campos do Aramanaí