Comunitários preparam 12° Festival do Pirarucu

DSCN5538.JPG

Evento será nos dias 17 e 18 de novembro. Pesca no lago foi temporariamente suspensa para poupar os peixes que serão usados no evento regional gastronômico. Pratos como pirarucu frito, desfiado, churrasco e vatapá de pirarucu compõem o cardápio da festa

É tradicional e só de pensar dá água na boca! A décima segunda edição vem este ano com inovações para fortalecer o manejo do pirarucu e comemorar mais um ano de defesa dos recursos naturais na região.

DSCN5528.JPG

Em 2018, além dos tradicionais pratos feitos à base do peixe mais apreciado na região, uma das lideranças do evento, sultana Sousa diz que este ano a lasanha alvo de tantos elogios na família, estará no cardápio. As novidades também estarão no desfile da rainha do festival que este ano estará com vestido diferenciado dos anos anteriores. Sobre isso ela preferiu guardar segredo.

Com pouco mais de dois meses para o tradicional festival os moradores de Maria do Tapará participaram de uma oficina na comunidade para melhorar a atividade na região nos dias 29 e 30 de agosto. Através da parceria entre Sebrae, Sapopema e Z-20 os pescadores receberam capacitação para manipular alimentos, produzir com sustentabilidade sem esquecer a geração de negócios, gestão financeira e empreendedorismo.

O curso foi fundamental para consolidar a estratégia do Selo Verde - uma forma de agregar marca ao pirarucu de manejo que ainda não representa estabilidade financeira para os pescadores que vendem o quilo em média a 12 reais ao atravessador e ainda tem gastos com combustível para fiscalizar o lago, gelo para conservar o peixe e investimento nos apetrechos de pesca.

DSCN5565.JPG

O presidente Associação de Moradores Comunidade Santa Maria do Tapará Raimundo Neves disse que a pesca no lago Purús já foi suspensa e só voltará a ser feita às vésperas do evento, em uma pesca coletiva: "Até lá as fiscalizações serão diárias" - explica.

Os trabalhos na comunidade também estão sendo feitos no barracão que este ano terá estrutura diferenciada. A exemplo do ano passado quando o festival reuniu mais de mil visitantes, o local será ampliado para receber uma maior quantidade de pessoas. Para conduzir os passageiros, uma embarcação é contratada pela comissão do evento e fica a disposição dos visitantes para levar e trazer a um preço simbólico.

DSCN5743.JPG