Dados de mapeamento são apresentados aos pescadores em Itaituba, Oeste do Pará

Identificação da situação da pesca na região iniciou em reunião realizada no mês anterior. Nesta etapa, moradores tiveram acesso ao mapa completo com informações que subsidiam Protocolo de consulta livre, prévia e informada ;

WhatsApp Image 2019-10-12 at 11.03.00.jpeg

Em continuidade ao processo de implementação do plano de Desenvolvimento da Pesca e Piscicultura do Baixo Amazonas com ênfase no Eixo 1- Política de Co-Manejo Pesqueiro, dentro da meta elaboração de protocolo de consulta livre, prévia e informada, pescadores da Colônia Z-56 participaram de um novo encontro neste sábado (12/10).

WhatsApp Image 2019-10-12 at 11.02.57.jpeg

Nesta etapa mais de 70 pescadores participaram do encontro realizado no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará. Em 14 de setembro pescadores dos núcleos de base da entidade mapearam informações sobre pesca, desmatamento, questões fundiárias e sociais. Na nova reunião, foram restituídos das informações coletivas e incorporaram novos dados, esclareceu a geógrafa, Pauliane Vinhote: “A gente conseguiu identificar vários locais de pesca artesanal, comercial, áreas de conflito e áreas com potencial para o manejo do pirarucu. Eles acharam uma atividade ótima, principalmente porque eles não tem tanta atividade assim”.

O Plano                                                           

Mapeamento em Setembro de 2019.

Mapeamento em Setembro de 2019.

Importante instrumento de gestão socioambiental para o ordenamento dos recursos pesqueiros e implantação de políticas públicas, o documento tem por finalidade fortalecer e desenvolver o setor, como também implementar uma estratégia de produção de proteína animal de baixa emissão de carbono, integrando a pesca e a piscicultura.

O plano pretende ser instrumento de modernização da cadeia produtiva do pescado na região do Baixo Amazonas. Nele é possível conhecer as peculiaridades do território em questão, o Diagnóstico da cadeia produtiva da pesca e piscicultura na região, infraestrutura, Indústria pesqueira, Capacidade de gestão ambiental municipal, Recuperação dos ambientes de várzea, pesca no Baixo amazonas, Produção pesqueira, sistemas de pesca do Baixo amazonas e modelo de gestão regional.

O documento foi discutido amplamente com os atores das atividades e socializado em Santarém, Belém, Aveiro, Prainha, Itaituba e comunidades do Baixo Amazonas. A versão digital pretende possibilitar o acesso e disseminar conteúdo teórico/prático sobre a pesca e Piscicultura.

Para fazer o download clique a seguir: Plano de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Piscicultura do Baixo Amazonas.