Chefs do 'Cozinha Tapajós' conhecem manejo do pirarucu na várzea em Santarém

Grupo desembarcou na comunidade Pixuna do Tapará para conhecer a cultura dos povos ribeirinhos, que tem a pesca artesanal como principal fonte de renda

WhatsApp Image 2019-06-07 at 17.25.06.jpeg

Pratos sofisticados e muitos, à base de peixe. A proteína é uma das preferidas dos grandes chefs que participam do Festival gastronômico Cozinha Tapajós. A programação repleta de atividades, possibilitou aos profissionais a visita á várzea de Santarém para conhecer sobre a pesca na região.

Durante a visita, puderam aprender mais sobre a prática do manejo e a importância para a sustentabilidade e equilíbrio do ecossistema. O pescador Alacid Sousa contou sobre o risco que são expostos os defensores voluntários do meio ambiente na luta contra a pesca predatória: “Temos 37 anos nessa briga, o fruto é que ainda dá pra gente continuar sobrevivendo na várzea. Nós começamos com três casais de pirarucus, chegamos em dois anos em torno de 13 casais, depois 36, 72, 172, e agora chegamos a 1.030 casais adultos” – explicou durante o encontro com os chefes de cozinha.

DSCN1265.JPG

A professora da Ufopa - Socorro Pena, destacou o processo feito pelos pescadores através do assessoramento da Sapopema na conservação da espécie e contagem feita anualmente: “Eles definem regras do uso do recurso pesqueiro. Especificamente do pirarucu, embora esteja amparado pela lei sistema nacional de unidade de conservação, uma portaria de número 34 regulamenta a pesca do pirarucu. Eles começaram aqui na região o processo local, e transformaram essas regras em práticas manejadas”.

DSCN1252.JPG

Na imersão, os chefs viram de perto como inicia o processo de pesca para que o peixe chegue a mesa dos consumidores. Muito além, conheceram também a importância do trabalho de conservação da espécie, o que chamou a atenção da Chef e referência na gastronomia, Danielle Dahoui, falou sobre sua vivência na comunidade Pixuna do Tapará: "É muito mais do que eu imaginava, ver a ecologia acontecendo, onde as pessoas cuidam da natureza, vivem dela e sabem tratá-la de uma forma completamente diferente e com solução do que a gente precisa para o Brasil. Aqui é um grande exemplo que a gente tem que fomentar no país inteiro. Estou muito feliz com o que vi, e acho que temos que dar visibilidade para essa forma de manejo do pirarucu e dos outros peixes", destacou.

DSCN1310.JPG

O evento é idealizado por Saulo Jennings que comentou sobre a importância do 'Cozinha Tapajós' para a projeção da gastronomia da região. "Terceiro ano do evento auge que acontece essa semana, mas que vive o ano inteiro. As pessoas que estão vindo já vêm com a mente e o coração aberto de que haverá muita troca de conhecimentos. A primeira visita, que é no Pixuna, é importantíssima porque é um trabalho consolidado de sustentabilidade há mais de 37 anos onde pessoas desenvolvem a técnica do manejo e conservação do pirarucu” – finaliza.

DSCN1296.JPG