Plano de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Piscicultura é socializado com colônias de pescadores do Baixo Amazonas

Documento foi apresentado aos pescadores durante encontro do Mopebam em Santarém. Municípios participaram de oficinas de mapeamento participativo no início da elaboração do plano desde 2015.

Etapa de devolução das informações coletadas junto aos pescadores foi realizada na manhã de sexta –feira (12). Participaram da reunião representantes das seguintes colônias e municípios: Z-41 Oriximiná, Z-19 Óbidos, Z-66 Curuá, Z-42 Juruti, Z-76 Faro, Z-75 Terra Santa, Z-56 – Itaituba e Z-28 Alenquer.

DSCN9848.JPG

O encontro realizado para discutir a situação do Mopebam a partir de mudanças na entidade, dedicou momento para apresentação do documento e possibilidades através da implementação do plano.

O coordenador da Sapopema – Antônio José Bentes explicou sobre os eixos estratégicos e suas aplicabilidades na atividade pesqueira na região. “Esse processo é para ser um instrumento e todos os pescadores nas ações para avançar a pesca na região. É ferramenta amolada se a gente souber usar. É um material de subsidio”.

No dia 4 de julho o Plano foi socializado com os principais atores que participaram da construção do documento em uma oficina realizada na Ufopa. O documento é um importante instrumento de gestão socioambiental para o ordenamento dos recursos pesqueiros e implantação de políticas públicas. A finalidade do documento é fortalecer e desenvolver o setor, como também implementar uma estratégia de produção de proteína animal de baixa emissão de carbono, integrando a pesca e a piscicultura.

DSCN9839.JPG