Plano é apresentado à Sociedade Cooperativa dos Aquicultores do Tapajós

Nesta segunda (15) o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Piscicultura do Baixo Amazonas foi apresentado aos integrantes da COOPATA que atuam com piscicultura na região;

A criação de peixes em reservatórios é a aposta dos integrantes da cooperativa que vislumbram dias melhores através de incentivos e políticas públicas de fortalecimento a cadeia produtiva. Apesar de muitos desafios, o setor tem investido na atividade e acredita na rentabilidade do negócio.

DSCN9941.JPG

A representante da entidade, Vilma da Silva comentou sobre o diagnóstico da atividade no Oeste do Pará: “a piscicultura está começando a caminhar na região. Hoje a gente já tem várias pessoas criando, mas ainda não é suficiente. Estamos num novo plano da cooperativa de expansão. Vamos expandir com cem tanques redes de grande volume. Esses tanques tem a capacidade de pegar 10 mil peixes cada um fazendo um total de 20 a 25 toneladas em cada tanque”.

Durante a apresentação, Vilma também destacou a contribuição do plano e a necessidade de instrumentos que possam subsidiar as ações governamentais para o setor.

DSCN9937.JPG

O encontro realizado na sede da Sapopema reuniu os atores da piscicultura para disseminar o conteúdo disposto no plano que pretende fortalecer a atividade, disse a professora da Ufopa - Socorro Pena: “Nossa tarefa depois de publicar o plano é fazer um diálogo com todos os atores interessados e envolvidos tanto na elaboração como na implementação das políticas. Então hoje nós viemos apresentar para a associação dos piscicultores aqui da região de Santarém para eles tomarem conhecimento. A gente vai disponibilizar como subsidio para as demandas que são apresentadas hoje para a política da pesca na região”.

Plano de Desenvolvimento Sustentável da Pesca e Piscicultura no Baixo Amazonas

DSCN9948.JPG

O documento elaborado de forma participativa desde 2015 é um importante instrumento de gestão socioambiental para o ordenamento dos recursos pesqueiros e implantação de políticas públicas. A finalidade do documento é fortalecer e desenvolver o setor, como também implementar uma estratégia de produção de proteína animal de baixa emissão de carbono, integrando a pesca e a piscicultura.

O Plano que é resultado de um processo participativo coordenado pela Sociedade Para Pesquisa e Proteção e Meio Ambiente – SAPOPEMA; Earth Innovation Institute – EII; Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA; Movimento dos Pescadores do Baixo Amazonas – MOPEBAM; Colônia de Pescadores Z-20 e Conselho de Pastoral dos Pescadores – CPP/Santarém.

A partir da divulgação do plano, será possível nortear ações possíveis uma vez que o documento apresenta os principais gargalos da pesca, as necessidades, ações necessárias e tempo de dedicação através de eixos temáticos.