Cisterna: obras começam em Tapará Miri

Materiais de construção chegaram a região e serviços já iniciaram na comunidade de várzea santarena;

WhatsApp Image 2019-09-04 at 15.12.33.jpeg

Os moradores de Tapará Miri estão cada vez mais perto de realizar o sonho de ter água de qualidade na torneira. As obras de construção das tecnologias sociais de acesso à água começaram nesta semana e atenderão a necessidade de 53 famílias com entrega de sistemas Pluvial multiuso autônomo de captação de água da chuva e Multiuso ligado à rede. Dez famílias serão contempladas com o sistema autônomo que compreende sistema de captação e armazenamento de água da chuva e quarenta e três sistemas ligados a rede de abastecimento de água de poço.

A região tem histórico de contaminação devido a ingestão de água impropria para o consumo, uma vez que em períodos da cheia e vazante microrganismos prejudiciais à vida humana ficam em mais evidencia nos rios da comunidade.

WhatsApp Image 2019-09-04 at 15.11.57.jpeg

Uma das premissas do programa Cisterna é levar além da qualidade de vida através de tecnologias sociais, conhecimento para a prevenção. As etapas anteriores às construções compreenderam oficinas de capacitação para manutenção dos sistemas e higiene. No período de 19 e 20 de julho os moradores de Tapará Miri participaram do Curso de Gestão da Água e Saúde Ambiental. “O objetivo foi orientar as famílias que vão receber os sistemas pra quando for entregue, saibam como usar a água da melhor forma possível sem desperdiçar, e como evitar doenças com práticas de higiene pessoal e cuidado com a água. Evitar doenças que são clássicas da falta de higiene” – contou a bióloga da Sapopema – Poliane Batista, responsável pelo curso.

Programa Cisterna

Em maio de 2018 foi feita a assinatura do programa que faz parte da chamada pública do Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social do Programa Nacional ‘Cisterna’ de apoio à captação de água da chuva e outras tecnologias sociais de aceso à água.

O objetivo do Cisterna é realizar ações de captação de água e promover saneamento, uma vez que os moradores dessas áreas contempladas, não tem nenhum sistema de abastecimento. Em Santarém o programa é coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria e executado pelas Organizações Não Governamentais Sapopema, Asproc e Somec em diferentes regiões.

São parceiros: Colônia de Pescadores Z-20, Conselhos Regionais de Pesca da Região, Associações Comunitárias das Comunidades Beneficiárias e Semap.

Mobilização dos moradores em Tapará Miri. Foto: Poliane Batista/Sapopema.

Mobilização dos moradores em Tapará Miri. Foto: Poliane Batista/Sapopema.