4ª Feira do Pirarucu de Manejo do Pará em Santarém terá 1,5 ton de peixe

Pescadores e pescadoras artesanais de Santa Maria e Costa do Tapará preparam a quarta edição em meio à seca extrema. Lucro será investido em infraestruturas comunitárias nos territórios do PAE Tapará

A tradicional Feira do Pirarucu de manejo do Pará será realizada no próximo dia 18 de novembro na Praça São Sebastião, em Santarém. Um evento importante para valorizar o esforço de conservação do maior peixe de escama de água doce do mundo. Na região oeste do Pará, para fortalecer essa estratégia de proteção aos estoques pesqueiros, desde 2020 as comunidades manejadoras do PAE Tapará apoiadas pela Sapopema, SEBRAE, SEDAP, SEMAP, Colônia de Pescadores Z-20 e TNC promovem a Feira. Para esta edição, as comunidades Costa do Tapará e Santa Maria confirmaram presença e estimam comercializar cerca de 1,5 toneladas.

“Essa Feira é muito importante para a região do Tapará. Será realizada em benefício do barracão da nossa comunidade. A seca está muito grande na região e nessa edição estamos fazendo o evento para angariar recursos ao patrimônio da comunidade que está sendo assolada pela seca”, contou Raimundo de Jesus, coordenador do núcleo de base de Santa Maria. 

Durante o evento será possível conhecer a história e visualizar fotos do manejo na região do Baixo Amazonas, bem como dialogar com os pescadores que promovem a conservação da espécie através da vigilância dos ambientes aquáticos, contagem, estabelecimento de cota, cumprimento do período do defeso e dos acordos de pesca.

A intenção é oportunizar meios para escoação do pirarucu produzido na região no próprio município de origem, de forma a gerar renda para as populações tradicionais e promover o entendimento do esforço que comunitários têm para garantir o futuro da espécie.

“A feira é um momento muito importante para as comunidades manejadoras de pirarucu. Pois é através da comercialização que esses pescadores e pescadoras conseguem verificar um dos benefícios do manejo, o econômico. Através da venda do pescado, eles vão conseguir o retorno financeiro desejado”, ressaltou a bióloga da Sapopema, Poliane Batista.

O lucro das vendas será destinado ao benefício das próprias comunidades. Santa Maria pretende investir na conclusão do seu barracão comunitário que é um espaço estratégico para a comunidade onde acontecem as reuniões comunitárias e eventos sociais. Costa do Tapará investirá na expansão da rede de abastecimento de água para ampliar a novas famílias. “Essa venda através da feira cumpre um papel social relevante porque os lucros são investidos na comunidade em bens de uso coletivo”, acrescenta Batista.

Relembre a terceira edição da Feira:

Serviço

O quê? IV Feira do Pirarucu de Manejo do Pará

Quando? 18 de novembro de 2023 a partir das 7h00

Onde? Praça São Sebastião (Barão de Santarém)