Inicia obra da biblioteca da aldeia Solimões, na Resex Tapajós-Arapiuns 

Em construção, o espaço deve atender cerca de sessenta e cinco estudantes da Escola Nossa Senhora das Graças. Iniciativa é fruto da articulação entre Sapopema, TNC e Semed 

Começou nesta semana a construção da biblioteca da Escola Nossa Senhora das Graças, localizada na aldeia Solimões, região da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns em Santarém. A unidade que atende pré I ao 9º ano em calendário regular, conquistou através da mobilização das lideranças, o espaço que oportunizará um local adequado para o estudo dos discentes. 

A construção acontece através de um Termo de Parceria Técnica assinado em 2022 entre a Sapopema e Semed com o apoio do Projeto Águas do Tapajós da TNC. Após procedimentos administrativos para contratação da empresa e logísticos para conduzir os materiais necessários à edificação, começou nesta segunda (11/09), o processo de fundação do espaço, conforme projeto arquitetônico disponibilizado pela Secretaria de Educação. 

“Um processo desafiador com embarque de todo material e finalmente chegou na aldeia. A previsão é concluir a construção em 30 dias”, explicou Antônio José Bentes, da coordenação da Sapopema. 

Para a diretora da Escola, Aurenice Fernandes, a fase de obras tem sido intensa e de muita expectativa na aldeia. “Estou muito feliz porque o nosso projeto está sendo realizado. Com todo material aqui, já dando início à obra, vamos finalizar com êxito e sucesso. Era o nosso sonho de muitos anos, ter uma biblioteca na nossa aldeia, na nossa escola. Nossos alunos terão a oportunidade de fazer suas pesquisas, ter o cuidado por um espaço pedagógico”.