Inscrições abertas para evento que discute situação das águas da bacia do rio Tapajós

Aula aberta celebrará o Dia Mundial da Água (22/03) e debaterá questões relacionadas à preservação ambiental, uso sustentável e políticas públicas voltadas para a gestão dos recursos hídricos. Saiba como se inscrever;

Região do rio tapajós. Foto: arquivo sapopema.

Promovido pelo Movimento Tapajós Vivo (MTV), Escola de Militância Socioambiental Amazônida (EMSA) e a Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (SAPOPEMA) em parceria com o Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o evento “Conjuntura Socioambiental das Águas do Rio Tapajós” será realizado das 8h às 17h, no auditório da UFOPA - Campus Tapajós.

O objetivo do encontro é promover a discussão sobre as águas da região da bacia do Tapajós, debatendo a necessidade de políticas públicas voltadas para a gestão das águas, preservação ambiental, uso sustentável de recursos hídricos e conflitos de interesses.

O evento é intencionalmente realizado no dia 22 de março, data lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92, no Rio de Janeiro. “Por compreendermos a importância desses debates, o evento coloca o tema da água como pauta principal, promovendo reflexões sobre o panorama atual dos recursos hídricos, tanto no Brasil quanto no contexto global. Pretende-se abordar os desafios enfrentados, considerando aspectos socioambientais, econômicos e políticos”, destaca Alice Matos, militante do Movimento Tapajós Vivo.

Por meio de rodas de conversa, palestras e exibição de vídeos, serão realizadas análises sobre a distribuição e disponibilidade de água no mundo, abordando os principais desafios globais relacionados ao desmatamento, conflitos pelo uso da água, alterações climáticas, escassez, poluição e acesso à água potável.

Durante o evento, o Rio Tapajós receberá atenção especial. Este rio é o último grande rio de fluxo livre na Amazônia brasileira, com 2.000 km de extensão, fazendo parte da bacia hidrográfica do Tapajós, que possui 764.183 km² e ocupa cerca de 6% do território brasileiro. Reconhecendo sua importância para nossa região, será apresentado um panorama atualizado dos desafios e conflitos enfrentados na gestão dos recursos hídricos na Bacia do Rio Tapajós, destacando oportunidades para melhorar a governança das águas.

Integrando a programação da manhã, serão exibidos vídeos da Chamada Criativa denominada “Nossas águas pelas lentes da juventude” promovida pela Sapopema no âmbito do Projeto Vozes do Tapajós com apoio do Projeto Saúde e Alegria e parceria de diversas organizações. No encontro serão premiados os vídeos inscritos no concurso que tratem sobre os efeitos das mudanças climáticas (falta de chuvas/seca extrema/instabilidade) em territórios ribeirinhos, indígenas e quilombolas, proteção aos rios e poluição hídrica, consumo humano da água entre outros e anunciados até 10 bolsistas para produção de conteúdos regulares por três meses (selecionados dentre os inscritos na chamada criativa). “A formação de repórteres comunitários filhos de pescadores é uma frente de trabalho que a Sapopema vem desenvolvendo especialmente nos últimos cinco anos. Esse processo estimula o empoderamento de tecnologias digitais pelos jovens comunitários, para que eles mesmos tenham autonomia para documentar o que vem acontecendo nos seus territórios”, destaca a responsável pelo projeto, Samela Bonfim.

No período da tarde, o Rio Tapajós receberá atenção especial. Este rio é o último grande rio de fluxo livre na Amazônia brasileira, com 2.000 km de extensão, fazendo parte da bacia hidrográfica do Tapajós, que possui 764.183 km² e ocupa cerca de 6% do território brasileiro. Reconhecendo sua importância para nossa região, será realizada a mesa "Desafios e Oportunidades na Gestão dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Tapajós", apresentando um panorama atualizado dos desafios e conflitos enfrentados na gestão dos recursos hídricos na Bacia do Rio Tapajós, destacando oportunidades para melhorar a governança das águas.

A programação finaliza com intercâmbio aos participantes, liderado pelo Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Serão realizadas visitas aos laboratórios dos cursos com exposição de projetos de pesquisa, ensino e extensão realizados pelos docentes e alunos do instituto.

Inscrições gratuitas podem ser feitas aqui: Aula Aberta: Conjuntura Socioambiental das Águas do Rio Tapajós

Serviço imprensa

O que? ‘A conjuntura socioambiental das águas da bacia do rio Tapajós’

Quando? Sexta-feira (22/03) das 8h30 às 17h30

Onde? Auditório UFOPA - Campus Tapajós

Instagram: Movimento  Tapajós Vivo (@tapajosvivo) | Sapopema

Contato Ascom 

Kamila Sampaio (MTV) - (93) 99145-0364 - kamilasampaio.mtv@gmail.com 

Samela Bonfim (SAPOPEMA) - (93) 99106-9770 -ascomsapopema@gmail.com