Estiagem severa, impacto nos roçados e produções familiares: conheça os vídeos vencedores da Chamada Criativa 

Denominada “Nossas águas pelas lentes da juventude”, chamada teve como marco da exibição o dia mundial da água (22/03)

Os efeitos das mudanças climáticas ganharam as telas do auditório Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará. Dentre os dezenove vídeos inscritos no concurso, três foram selecionados na edição que destacou as consequências das mudanças climáticas (falta de chuvas/seca extrema/instabilidade) em territórios ribeirinhos, indígenas e quilombolas, proteção aos rios e poluição hídrica, consumo humano da água dentre outros.

Jovens de territórios da Várzea, Resex Tapajós-Arapiuns e Flona Tapajós dos municípios Santarém, Óbidos, Curuá e Belterra evidenciaram nas produções audiovisuais, como tem enfrentado as alterações do clima em suas respectivas comunidades e aldeias. 

Um conselho avaliativo foi formado por cinco jurados que avaliaram criatividade, relevância, originalidade e adequação ao tema. Integraram essa comissão: Antônio José – SAPOPEMA; Priscila Cotta – Laboratório de Comunicação Amazônia; Ulisses Farias – TV Tapajós; Fábio Pena – VAC Tapajós / Saúde e Alegria e Samela Bonfim – Coordenação da Chamada. 

Os autores das três melhores produções foram premiados com equipamentos (Kits com aparelhos celulares e microfone de captação de áudio). Confira os nomes, colocação e localidades:

1º - Samara Maranhão e Mariana Araújo, Alter do Chão

2º - Maria Elizabeth Santos, aldeia Solimões

3º- Jander Ferreira Cardoso, comunidade Anã

No evento também foram anunciados dez bolsistas para produção de conteúdos regulares por três meses. Os mesmos serão acompanhados e orientados sobre as produções e entregas mensais. As produções serão publicadas nesta playlist e serão integrados ao banco de soluções climáticas da plataforma Vozes do Tapajós

Assista aos três vídeos aqui:

“Nossas águas pelas lentes da juventude” é uma ação promovida pela Sapopema no âmbito do Projeto Vozes do Tapajós Combatendo as Mudanças Climáticas, com apoio do Projeto Saúde e Alegria e TNC e parceria do Movimento Tapajós Vivo, ICTA/UFOPA, Mopebam, Colônia de Pescadores Z-20, Semed.

“Conjuntura Socioambiental das Águas do Rio Tapajós”

A chamada criativa integrou o evento “Conjuntura Socioambiental das Águas do Rio Tapajós” promovido pelo Movimento Tapajós Vivo (MTV), Escola de Militância Socioambiental Amazônida (EMSA) e a Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (SAPOPEMA) em parceria com o Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

O objetivo do encontro foi promover a discussão sobre as águas da região da bacia do Tapajós, debatendo a necessidade de políticas públicas voltadas para a gestão das águas, preservação ambiental, uso sustentável de recursos hídricos e conflitos de interesses.

O evento é intencionalmente realizado no dia 22 de março, data lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92, no Rio de Janeiro. “Por compreendermos a importância desses debates, o evento coloca o tema da água como pauta principal, promovendo reflexões sobre o panorama atual dos recursos hídricos, tanto no Brasil quanto no contexto global. Pretende-se abordar os desafios enfrentados, considerando aspectos socioambientais, econômicos e políticos”, destaca Alice Matos, militante do Movimento Tapajós Vivo.

Foram realizadas rodas de conversa e palestras e foram realizadas análises sobre a distribuição e disponibilidade de água no mundo, abordando os principais desafios globais relacionados ao desmatamento, conflitos pelo uso da água, alterações climáticas, escassez, poluição e acesso à água potável.

  • Fotos: Marcos Oliveira e Luan Robson.