Biblioteca indígena é inaugurada com festa na aldeia Solimões, Resex Tapajós-Arapiuns

Espaço atenderá cerca de sessenta e cinco estudantes da Escola Nossa Senhora das Graças. Iniciativa é fruto da articulação entre Sapopema, TNC e Semed

Com grande entusiasmo, a aldeia Solimões, situada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, celebrou a inauguração da Biblioteca Indígena. O evento, marcado por danças tradicionais e alegria, representou um passo significativo para a educação e preservação da etnia kumaruara.

A biblioteca, construída em parceria entre a Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (Sapopema), a The Nature Conservancy (TNC) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), atenderá cerca de sessenta e cinco estudantes da Escola Nossa Senhora das Graças. A unidade, que abrange desde o pré I até o 9º ano, proporcionará um ambiente próprio para o estudo e pesquisa dos alunos.

Fotos: Thiago Mendes e Maria Elizabeth/coletivo aldeia solimões.

O projeto da biblioteca ganhou vida graças a um Termo de Parceria Técnica, firmado em 2022, que uniu esforços e recursos das organizações envolvidas, com a parceria da Federação da Tapajoara. Após muitos procedimentos administrativos e logísticos, a construção foi concluída em 2023 e inaugurada neste último sábado (30/03). Antônio José Bentes, da coordenação da Sapopema, descreveu o processo como desafiador, mas fundamental para fortalecer a cultura indígena e o conhecimento: “Consideramos que a implementação da biblioteca nas comunidades da zona rural é de fundamental importância para o fortalecimento do acesso ao conhecimento e troca de experiência. A inauguração representa um marco histórico, um encontro de gerações onde a gente pode construir novos conhecimentos”. 

A diretora da Escola, Aurenice Fernandes, ressaltou o envolvimento de todos os comunitários para a consolidação deste sonho antigo. “Estou muito. Ter uma biblioteca na nossa aldeia, na nossa escola, é um marco. Nossos alunos terão a oportunidade de realizar pesquisas e cuidar desse espaço pedagógico com carinho.” Para a gestora, o espaço se tornará também inspiração para outros educandários: “É um acervo riquíssimo que nós temos aqui, que vai ajudar muito na leitura, desenvolvimento e escrita dos nossos alunos. Uma biblioteca como essa é o que todas as escolas gostariam de ter”.

O estudante Matheus Gracivaldo expressou o sentimento de privilégio: “Estamos nos sentindo privilegiados por ter uma biblioteca na aldeia. Ela servirá como fonte de conhecimento para todos nós, aldeados”.

A biblioteca representa um símbolo de resiliência, cooperação e amor pelo saber. Nas prateleiras projetadas em canoas,  o bibliotecário organizou as obras doadas na campanha de arrecadação promovida pela Sapopema. Winnycius Nunes explicou a importância do acervo para os moradores: “a leitura tem inúmeros benefícios. Principalmente para os aldeados aqui de Solimões porque muitas vezes o acesso é limitado. A biblioteca veio para que a aldeia tenha acesso a conhecimento”.

A coordenadora de Conservação de Base Comunitária TNC, Lucilene Amaral, ressaltou que a ideia da biblioteca surgiu a partir da visita de membros de conservação da América Latina em novembro de 2022. “Eles estiveram na região do Tapajós nessa aldeia e como uma doação, deixaram recurso para cumprir a construção da biblioteca. Foi firmada uma parceria entre a Sapopema, TNC e Semed para realizar esse sonho da comunidade”, comenta.