Redário comunitário é inaugurado em Tucumã e fortalece o turismo de base comunitária no Arapiuns
/Na última sexta-feira (18), a comunidade de Tucumã, no rio Arapiuns, celebrou a inauguração do redário comunitário para hospedagem de turistas. A estrutura, voltada ao turismo de base comunitária, é resultado da parceria entre a Sapopema, Tapajoara, Turiarte e outras organizações locais por meio do projeto Floresta+Amazônia com apoio do PNUD.
O redário faz parte da primeira etapa do projeto de fortalecimento do turismo comunitário na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns e contempla sete comunidades ribeirinhas: Surucuá, Suruacá, Vista Alegre, Capixaba, Maripá, São Marcos, São Miguel e Tucumã.
“Estamos participando de um ato histórico nesta comunidade”, destacou Antônio José Bentes, coordenador da Sapopema. “Essa estrutura vai contribuir para o fortalecimento do turismo, gerar renda, manter a floresta em pé e valorizar o protagonismo de mulheres, jovens e anciãos.”
Para os moradores de Tucumã, o redário representa a concretização de um sonho coletivo. “É uma conquista muito grande nossa”, afirmou emocionada Arlete dos Santos Cardoso, coordenadora do grupo Trançados do Tucumã. “A nossa praia é linda e agora vamos poder receber turistas tanto no verão quanto no inverno. Isso vai trazer renda para as famílias da comunidade.”
O grupo Trançados do Tucumã é formado majoritariamente por mulheres artesãs, que produzem chapéus, bolsas, suplás e outras peças com palha de tucumã. A chegada do redário amplia as possibilidades de comercialização desses produtos e oferece uma nova fonte de renda para as famílias ribeirinhas.
Maria Lidiane Silva dos Anjos, coordenadora do grupo e artesã local, também celebrou: “Esse redário representa pra gente a realização de um sonho. A gente vem tentando isso há muito tempo e agora conseguimos. É só o começo de um caminho que vai durar ainda por muito tempo.”
A presidente da Rede Tapajós de Turismo de Base Comunitária (Redex), Maria José Caetano, enfatizou a importância do projeto: Para nós, isso não tem preço. Vai ser muito bom para eles para ajudar no desenvolvimento da comunidade que trabalha com trançado.”
O evento contou com a presença de moradores, lideranças comunitárias, parceiros institucionais e representantes do poder público. “Com projetos como este, conseguimos melhorar a qualidade de vida das pessoas, promover o desenvolvimento sustentável e fazer com que os moradores se sintam felizes por viver em suas comunidades”, acrescentou Antônio José.
Fotos: Adria Oliveira/Sapopema.