Levantamento sobre conflitos e invasões em lagos da Várzea de Santarém é apresentado

Os dados sobre conflitos e invasão nos lagos, igarapés e rios da Várzea de Santarém foram socializados nesta terça (15) na Colônia de Pescadores Z-20


Durante a reunião dos conselhos de pesca da região, a Sociedade Para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente compartilhou com os representantes das comunidades o resultado das oficinas participativas feitas no ano de2017. Foram muitos encontros entre pesquisadores da Sapopema e pescadores para mapear áreas com conflitos e descrevê-los.


O resultado foi explicado pela professora da Ufopa e pesquisadora da Sapopema, Socorro Pena “Nós temos um quadro e as caracterizações dos conflitos. E todas as regiões do Tapajós, Arapiuns, Lago Grande, Aritapera, Urucurituba, Tapará, ituqui, Maicá e cidade... tem conflitos que vem de estados próximos como do Amapá, do Amazonas e tem também da industria pesqueira que vem de Vigia, Bragança e de outras áreas que vem pescar principalmente espécies como bagres.” – explica. 
No documento é possível identificar a situação dos conflitos e invasões por meio do detalhamento com os principais motivos. 


Veja o arquivo:

Screenshot_20180515-184158.png
Screenshot_20180515-184209.png