Mortes e invasões preocupam moradores de Ituqui. Ribeirinhos foram recebidos pela Semma

Na manhã desta segunda (07) representantes da comunidade localizada às margens do Rio Amazonas foram recebidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no auditório do Ciam para tratar dos crimes

0b5fbbf2-1f45-4c65-bf22-263272c5285b.jpg

A pedido dos moradores, o Conselho Regional de Pesca do Ituqui em parceria com a direção da Colônia de Pescadores Z20 protocolou no dia 12 de abril deste ano um documento na Secretaria solicitando uma audiência entre o órgão municipal e os representantes. No documento citaram casos que tem preocupado a comunidade, como os frequentes conflitos gerados pela invasão de desconhecidos em áreas com acordos de pesca definidos.

Armados, muitos entram nos lagos para praticar a pesca predatória e furtar gado da região. Em 2016, em confronto com a polícia militar que recebeu denúncias do roubo de gado na região, cinco homens morreram na troca de tiros com a guarnição.

À época, de acordo com a PM tudo ocorreu na noite de quinta (19/05/2016) quando a guarnição que foi apurar a denúncia, percebeu uma embarcação que estaria transportando os animais levados de uma fazenda na comunidade São Benedito, na região do rio Ituqui. Os suspeitos teriam atirado na lancha da polícia e foram baleados.

Três dos cinco suspeitos foram identificados: Natalino Lopes, de 22 anos, Elvis Correa Miranda, de 38 e Antônio Sousa da Silva de 39 anos.

Outro episódio, este ocorrido na região do Lago do Maicá, envolvendo um pescador que foi morto a tiros enquanto realizada a pescaria preocupa os moradores da comunidade Ituqui que fica próxima a Santarém. O nome da vítima não foi revelado.

O pedido dos moradores é que as fiscalizações sejam rigorosas e aconteçam com frequência nos lagos com incidência de invasões e conflitos devido a pesca predatória com arrastão.

Na reunião realizada no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental a Secretaria de Meio ambiente, Vânia Portela, disse que “vai fazer um cronograma de finalização na região do Ituqui” e que participará da reunião dos coordenadores de pesca da Z-20, no dia 15 de maio para ouvir os pescadores sobre a invasão dos Lagos em Santarém.

Enquanto a nova reunião não ocorre, os ribeirinhos continuam realizando de forma voluntária fiscalizações nos lagos.