Pescadores organizam pesca coletiva de cardume após informação de colegas do Amapá e Amazonas

Interação entre pescadores de diferentes estados possibilita troca de informação sobre migração de espécies para que a categoria se estruture para a captura. No sábado (18), pescadores realizaram grande pesca na região do Tapará Grande

DSCN9134.JPG

A migração de espécies de uma região a outra é um processo natural para a reprodução biológica. Em alguns casos, os peixes percorrem grandes distâncias para chegar a determinados pontos. Uma dessas espécies é a Piramutaba também conhecida como Piaba na região que se desloca da foz sentido Andes nesse período para reprodução.

O peixe de couro de água doce é uma espécie de grande porte que pode atingir até um metro de comprimento e pesar dez quilos. A piaba é uma das espécies que formam grandes cardumes e podem ser capturadas em grandes quantidades ao longo do Amazonas/Solimões.

DSCN9098.JPG

Assim como a Dourada, são peixes que realizam a maior viagem de espécies de água doce do mundo. A partir dos três anos de idade elas saem da Foz do Rio Amazonas no litoral paraense e nadam cinco mil e quinhentos quilômetros até a cidade de Iquitos, no Peru. A viagem demora até seis meses.

No sábado (18) pescadores da Comunidade Tapará Grande região de Santarém realizaram uma pesca coletiva do grande bagre. “Um mês atrás a gente já tinha a informação de que esse peixe estava no município de Almerim. Os pescadores se prepararam e ficaram na expectativa. Eles que pescam piaba sabem os pontos de pesca, o horário que os peixe passam. É muito bom porque é um período que os pescadores se unem cada vez mais” – explica o diretor de patrimônio pessoal e finanças da Colônia de Pescadores Z-20 que acompanhou o momento, Jucivaldo Pereira.

DSCN9016.JPG

A organização social e interação entre a categoria revela uma importante união da categoria e experiência prática sobre os caminhos percorridos pelos peixes. “Pescadores de Macapá e Belém avisam os pescadores de Almeim, Prainha, Monte Alegre,  Santarém, Curuá e Óbidos pra eles prepararem os arreios para quando os cardumes passarem estarem aptos a atividade de pesca” – destaca Fábio Sarmento - Biólogo da Sapopema sobre o nível de organização.

Peixe nutritivo

Na região o peixe não é tão apreciado como em outros países e estados do Brasil. Em sua maioria a Piramutaba capturada é exportada porque é considerada um “peixe fitness” por ter uma quantidade pequena de calorias. Cada 100g contém apenas 98 calorias, é rico em proteínas e possui pouca gordura. A mesma porção tem 19, 22g de proteína e 2,05g ou 3,72% de gordura total.

Os peixes pescados pelos moradores do Tapará, foram vendidos no próprio lago para proprietários de embarcações que atracam ao lado da pescaria. Eles, por sua vez, encaminham os peixes para outras regiões.

| Por Ascom Sapopema - Samela Bonfim