Obras em Costa do Aritapera atingem 75% de execução

As construções do programa Cisterna estão a todo o vapor na várzea de Santarém. A participação efetiva dos moradores tem contribuído para o avanço dos serviços;

WhatsApp Image 2019-04-29 at 09.43.24.jpeg

Em pouco tempo mais dez famílias estarão usufruindo das tecnologias sociais de acesso à água em Costa do Aritapera. Os serviços de construção continuam e estão chegando ao fim graças ao empenho dos técnicos da Sapopema, construtores e comunitários que estão dando o suporte necessário para a execução da obra.

Segundo a bióloga da Sapopema, Poliane Batista as obras atingiram 75% por cento e estão na fase final. A expectativa é que até este fim de semana os serviços sejam finalizados. “A comunidade está interagindo, disposta e bem satisfeita” – contou sobre a colaboração dos moradores beneficiados pelo projeto.

As construções abrangem a instalação de um sistema de captação de água, pias, banheiro e fossa. As tecnologias sociais de acesso à água possibilitam mais dignidade aos povos ribeirinhos que há anos sofriam com a falta de água de qualidade devido a ingestão do liquido coletado no rio, que muitas vezes provocava infecções aos moradores.

WhatsApp Image 2019-04-29 at 09.28.05.jpeg

Na comunidade Costa do Aritapera, localizada na várzea de Santarém, dez famílias foram sorteadas para receber os sistemas. Entretanto toda a comunidade está envolvida nos projetos de construção que beneficiará o coletivo.

Sobre as tecnologias

O programa Cisterna faz parte da chamada pública do Ministério do Desenvolvimento Social que em Santarém é gerido pelo Projeto Saúde e Alegria. A Sapopema executa as construções na várzea e nesta segunda etapa prevê a construção de dez unidades em Costa do Aritapera e quinze em Santa Maria do Tapará.

O presidente da Sapopema Antonio José Bentes ressaltou a dinâmica do Projeto: " é um sistema multiuso autônomo que é uma das tecnologias do MDS para captação de água de chuva para atendimento das famílias que estão vivendo numa situação de isolamento total enfrentando muita dificuldade para acessar água potável".

WhatsApp Image 2019-04-29 at 09.43.23.jpeg